
Projeto do site:
INTRODUÇÃO
O site “Eu danço, tu danças” surgiu no início da especialização em Arte/educação intermidiática digital, para cumprir com as atividades exigidas pelo curso e para registrar meu trabalho enquanto professora de dança. Com o passar do tempo, instigada pelas atividades que deveriam ser cumpridas, iniciei a organização e produção de conteúdos voltados à autoaprendizagem e ao auxílio de professores ligados a área de educação artística.
TEMA PROBLEMA
O nome “Eu danço, tu danças” surgiu por acreditar que qualquer indivíduo pode aprender a dançar, independente de aptidões, estereótipos, deficiências ou qualquer preconceito que possa existir em torno deste tema. Se danço e acredito que a dança transforma vidas, então posso te ensinar a dançar! Você só precisa ter força de vontade e querer aprender!
Cada ser é único, cada dança é única, não meça teu aprendizado com o de terceiros. Tua comparação deve ser entre teu aprendizado e evolução de ontem com o de hoje. Entenda, o TEU progresso é o que importa.
OBJETIVOS GERAIS
- Ensinar a dança e as artes através de diversos ângulos e modalidades.
- Auxiliar professores em suas práticas artísticas.
- Auxiliar pais e cuidadores nessa longa jornada do ensinar, do educar e criar.
- Auxiliar alunos que têm sede de conhecimento e curiosidade em aprender mais sobre as Artes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Auxiliar na autoaprendizagem.
- Dar dicas para que possa realizar seu estudo independente do ambiente (seja na escola, em casa ou em outro local).
- Instruir para que realize as atividades práticas com segurança, evitando acidentes.
- Apoiar professores e suas práticas artísticas.
- Estimular o (re)pensar: do ensino, do aprendizado, da pesquisa e das reflexões pessoais.
JUSTIFICATIVA
Este site veio para ajudar você, seja professor, aluno ou curioso, que deseja aprender a dançar (ou aprender novos conteúdos dentro da dança e das artes), mas que infelizmente não possui muito tempo ou dinheiro para dedicar-se a esta prática. Aqui você encontrará conteúdos bons e seguros, produzidos ou conferidos por mim com muito carinho e cuidado.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A construção deste site teve como base todo o aprendizado adquirido na graduação em Dança pela UFG, na especialização em Psicomotricidade e Ensino especial e na especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital. Autores e Artistas como: Isabel Marques, Klauss Vianna, Paulo Freire, Jaime Arôxa, Jussara Miller, entre tantos outros, fizeram total diferença na minha formação acadêmica e contribuíram fortemente na composição do que sou hoje.
METODOLOGIA
Neste site você encontrará conteúdos de Dança de Salão, Ritmos/FitDance e de Dança educação (dança voltada a crianças). São vídeo-aulas, textos escritos por mim e artigos dentro da temática de dança, arte e educação. Também poderá encontrar outras informações importantes, como links de cursos online dentro da área de Dança, conteúdos voltados a alunos, professores, pais e educadores em geral, dentre outras informações. Tudo para que consiga iniciar e/ou desenvolver teus conhecimentos na área da Dança, das Artes e da Educação.
Visite meu Blog para saber um pouco sobre a especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital da UFG, visite minhas redes sociais (nas quais também disponibilizo conteúdos extras ligados a Dança, Artes e qualidade de vida), entre em contato comigo via e-mail e compartilhe teu aprendizado, tuas vivências dentro da área artística, tuas dúvidas e sugestões relacionadas a este site.
Grande abraço, bons estudos! :)
Geiza Reis
BIBLIOGRAFIA:
FORTIN, Sylvie in Transformação de práticas de dança. Tradução: CIRÍACO, Gustavo. 2003.
MARQUES, Mariana. Consciência corporal: o que é?REVISTA ENSAIO GERAL, Belém, v.1, n.1, jan-jun|2009. MARQUES, Isabel. Lições de dança. Rio de Janeiro: Universidade Editora, 2003.
MELO, José Pereira. Desenvolvimento da consciência corporal: uma experiência da educação física na idade pré-escolar. São Paulo. Ed. da UNICAMP, 1997a.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: abordagem da sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: S.N., 2005.
ROSA, Marcelo; SILVA, André; BARONI, Matheus; ORTRIZ, Paula (Org.). Dança de Salão: investigando diferentes temáticas. Mato Grosso do Sul: UFMS, 2014.
SCHNEIDER, Magda. A avaliação em dança no contexto escolar. 2014.
ALVES, Fátima. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Forma. 4 Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
BOLSANELLO, Débora. A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Motrivivência Ano XXIII, Nº 36, P. 306-322 Jun./2011.
Atendimento Educacional Especializado – AEE. Segundo o texto da Política de Educação Especial, na perspectiva inclusiva. SEESP/MEC; 01/2008.
BARRETO, Débora. Dança... Ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, SP:
Autores Associados, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais – Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FAVENI. Apostila Fundamentos e contextos da educação especial e da inclusão escolar.
FAVENI. Apostila Introdução a psicomotricidade.
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: Filogênese, ontogênese e retrogênese. 3 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2009.
NEVES, Adriana. Dança e Psicomotricidade: Propostas do ensino da Dança na escola.
Revista Diversidades nº 22. Periodicidade trimestral. ISSN 1646 – 1819. Ano 6.
Secretaria de Educação Especial. Documento subsidiário à política de inclusão. Brasília, 2005.
VERDERI, Érica. Dança na Escola: Uma abordagem pedagógica. São Paulo. Phorte, 2009.
VIEIRA, José. Psicomotricidade Relacional: a teoria de uma prática.
VLIESE, Érica & PLETSCH, Márcia. Plano Educacional Individualizado (PEI) e currículo: possibilidades para a escolarização de alunos com deficiência intelectual. Rio de
Janeiro, 2014.
KRUG, Steve. Não me faça pensar: Uma abordagem de bom senso à usabilidade na Web e Mobile (atualizado, 3ª edição). Alta Books, editora. Rio de Janeiro, 2014.
PESAVENTO, Sandra. História & História Cultural 3ª edução. Le Livros, editora. Belo Horizonte, 2012.
TADEU, Tomaz. A produção social da identidade e da diferença.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Autêntica, editora. Belo Horizonte, 2002.