top of page
A arte de desenhar animais:
Desde a pré-história, a pintura figurativa representava diversos animais nas paredes das cavernas, como bois, cavalos e cachorros. Essas representações são chamadas pinturas rupestres, pois eram feitas em rochas.
Atividade 01:
As pinturas rupestres tinham como utilidade registrar o que acontecia na época pré-histórica, afinal, ainda não haviam inventado a escrita. Essas pinturas contavam histórias, registravam acontecimentos que eles consideravam importantes e, mais do que tudo, era uma forma do ser humano se expressar, deixar registrado seu cotidiano, que era ligado a caça, colheita, lutas, rituais, família e etc.  Inspire-se nas imagens acima e faça sua própria pintura rupestre em seu caderno de desenho. Lembre-se de tirar uma foto e me enviar pelo WhatsApp ou publique no Instagram, marcando os seguintes perfis: @escolancoragoiania e @professora.ge 
Atividade 02:
Em uma folha de papel, faça um desenho simples (ex: pode desenhar sua mão), depois recorte esse desenho e utilize-o como molde para uma pintura. Coloque esse molde em cima de outra folha e, utilizando uma escova de dentes velha, faça respingos com tinta por cima desse molde. Assista o primeiro vídeo para se inspirar.
 
Atividade 03:
Agora é hora de soltar a criatividade e criar formas diferentes de pintar com a tinta! Assista o segundo vídeo para se inspirar e criar seu próprio desenho.
OBS: não precisa fazer igual e nem utilizar os mesmos materiais. Olhe o que você tem em casa e solte sua criatividade! :)
As histórias em quadrinhos:
(Material complementar do cap. 7)
As histórias em quadrinhos surgiram no século 19. A finalidade dessa arte sequencial é contar uma história, ou transmitir uma ideia, em uma série de acontecimentos. Sua estrutura é composta de uma sequência de quadros que podem conter tanto imagens quanto textos. Essa forma geralmente é usada em tirinhas e histórias em quadrinhos, frequentemente publicadas em jornais e revistas.
Assista os vídeos sobre as histórias em quadrinhos e aprenda mais sobre o assunto:
bottom of page