top of page
Buscar
  • Foto do escritorGeiza Reis

Reflexões sobre a criação e produção do site:


Para dar início ao texto, considero importante contar um pouco sobre a minha história e como a Dança entrou em minha vida.

Por volta dos 10...12 anos de idade, me encontrava em depressão por uma série de questões, desde hormonais a emocionais. Sempre muito tímida, buscava esconder meus sentimentos e opiniões.

Entre um tratamento e outro, conheci a Dança na igreja Presbiteriana, a qual frequentava com a minha família. Mesmo tímida e com medo, decidi entrar para o grupo de apresentações. Era indescritível a sensação de estar em um palco, de poder dançar. Me percebia mais feliz, confortada, sentia que havia me encontrado!

Os anos foram se passando, mudei de igreja e foquei nos estudos para o vestibular, mas minha paixão pela Dança permanecia. Como o curso de Graduação ainda não existia na UFG, então prestei vestibular para Zootecnia.

Bom, já devem imaginar que não me dei muito bem com o curso... Eu não levava muito jeito como Zootecnista! rs

Fiz o possível para permanecer, mas não conseguia me adaptar. Por sorte, conheci o projeto de extensão da FEFD (que na época era somente FEF) em Dança de Salão! O professor do projeto também era professor na escola de Dança de Salão Jaime Arôxa.

Resumindo... Me apaixonei pela Dança de Salão, tomei coragem e fiz prova de transferência para o curso de Dança na UFG (entrei em 2010 na Zootecnia, o curso de Dança surgiu em 2011, fiz transferência e iniciei em 2012).

Precisei contar tudo isso para finalmente responder as principais questões que norteiam este texto:

1. Qual problema central (tema/questão) orientou seu projeto de intervenção educativa/produção do site pedagógico de autoaprendizagem?

Se me tornei professora de Dança, foi porque ela mudou minha vida completamente! Através dela, saí do quadro depressivo em que me encontrava e pude presenciar a mudança que ela gera na vida das pessoas, mais precisamente dos meus alunos.

Minha sorte foi ter conseguido bolsa na escola de Dança de Salão e ter conseguido estudar na UFG, mas sei que essa infelizmente não é a realidade de muitos. Também sei que muitos só querem a dança como um Hobby, como uma forma de perder peso ou até mesmo como uma forma de trabalhar sua timidez. Também entendo que muitos não possuem condições financeiras para fazer aulas. Mediante o meu desejo de que mais pessoas pudessem ter contato com a Dança e que pudessem fazer aulas até mesmo em casa, decidi que a temática do meu site estaria voltada para a Dança, as Artes e a Educação, afinal, sei que existem professores que muitas vezes precisam ou querem ministrar essas disciplinas, mas não possuem uma boa base de informações. Muitas vezes a internet pode ser um labirinto sem saída para aqueles que não sabem o que pesquisar e quais fontes são confiáveis. Sendo assim, produzo e coloco no site conteúdos seguros e de qualidade.

​

2. Qual foi a relevância e a contribuição da realização de seu projeto de intervenção educativa/produção do site de autoaprendizagem para sua formação, para a renovação e a melhoria das suas práticas de ensino de sala de aula?

​

A especialização em Arte/Educação Intermidiática digital me trouxe uma série de aprendizados e, mais do que somente aprender, me fez "sair da minha caixinha". Um novo universo se abriu para mim! Não penso somente em Dança, mas realizo conexões com as demais Artes. Venço, dia após dia, os meus receios e preconceitos para com a internet. Consigo estender a aula e os conteúdos para além da sala de aula, consigo interagir com meus alunos (e isso inclui ex alunos), pois nossa interação é atemporal.

​

3. Quais foram as contribuições do seu projeto de intervenção/site pedagógico de autoaprendizagem para discussão de questões educacionais e sociais?

​

Mesmo considerando que seja um projeto recente, tive uma grande e positiva repercussão, pois diversas pessoas entram em contato comigo para agradecer pelos conteúdos disponibilizados, pelo norte que o site tem dado a elas para pesquisas, para aulas, para aprender a dançar, para me reencontrarem... Sim, tenho reencontrado diversos alunos de diferentes lugares onde ministrei aulas e isso tem sido incrível para mim!

O sentimento que fica é o de gratidão. O desejo que fica é o de aprender a cada dia mais e compartilhar esse aprendizado com alunos, amigos, professores e com todas as pessoas que tem a vontade de aprender mais sobre essa linda arte: a Dança!

​

Geiza Reis

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page