top of page
Buscar
  • Foto do escritorGeiza Reis

Depoimento sobre a Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital:

Atualizado: 13 de jul. de 2019



Foi na especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital, na Universidade Federal de goiás onde tudo começou. Iniciei meu contato e estudos de forma mais aprofundada no universo digital, enquanto buscava (e ainda busco) um diálogo íntimo e sincero com a minha área de formação e profissional, a Dança!

Primeiro e mais importante ensinamento : aprender, dói!

Me lembro das palavras da coordenadora do curso logo no primeiro encontro presencial: "não deixe nada para última hora, não tenha medo de errar e SEMPRE envie todas as atividades! Independente do teu grau de compreensão! Algo será considerado, nem que seja o teu esforço em fazer e entregar dentro do prazo!"

Quando li as primeiras atividades (que eram monstros de sete cabeças para mim) e via os prazos tão apertados, confesso que chorava! Também pensava em desistir, não vou mentir!

Mas me apegava a vontade de aprender e as instruções que a coordenadora deu no primeiro encontro.


Então vamos aos meus bichos de sete cabeças propriamente ditos:


Leitura analítica consiste em realizar uma leitura mais aprofundada em um determinado texto, analisar parágrafo por parágrafo e escrever algo relevante sobre ele. Seja o que tenha compreendido, seja alguma relação que você criou com outro conteúdo enquanto lia aquela parte, seja alguma reflexão ou questão.

Parte curiosa sobre a leitura analítica: quando se é uma pessoa ansiosa, o trabalho se torna mais complicado, principalmente quando o texto é mais denso e complexo! A pior coisa que existe é acabar de ler um parágrafo e não saber o que leu ou não saber o que dizer e precisar ler novamente, novamente e novamente... A ansiedade aumenta quando se tem 20, 30, 40 ou mais páginas para ler e fazer o mesmo processo com cada parágrafo!


Os vídeos, bom, é basicamente você falar com uma câmera como se estivesse falando com outra(s) pessoa(s) ou com alunos. Descobri que eu tinha (ainda tenho) dificuldades para falar com uma câmera, o raciocínio não flui com naturalidade semelhante a uma aula presencial. Admiro quem domina essa arte, ainda estou no processo! rs

Mas posso dizer que melhorou muito! Nada como a boa e velha prática, dia após dia.

Como dizem: a prática leva a perfeição!



A criação do site, bem, comparo a um processo de gestação. Mas não aquela gestação mágica e romântica... Diria que é aquela real, que mexe com teus hormônios, te faz sentir um mix de emoções simultâneas (como alegria, tristeza, raiva, medo, ansiedade e satisfação), que te faz sorrir e chorar em um curto espaço de tempo, que te faz ter insegurança e questionar se está fazendo tudo da forma como deveria ou se está fazendo besteira. Te faz perder noites de sono e também te faz pensar em desistir, mas sempre te lembra o porquê você tomou a decisão de gerá-lo/ criá-lo e então decidir continuar!

Surge o medo e a dúvida do que os outros irão pensar, mas também vem a vontade de fazer por você mesmo, afinal, aquilo que você está produzindo, é teu! Ninguém sabe verdadeiramente como você está se sentindo e quais tem sido teus processos! As pessoas só veem o produto, não teu trabalho e suor por de trás dele!

No fim você se alegra e agradece a força divina por não ter desistido! haha

Mas claro, permanece com a consciência de que tua criação não deve ser estática, deve estar em constante transformação, acompanhando teu aprendizado e tuas vivências.



Mas, para encerrar, quero dizer que aprendi muito com essa especialização! Confesso que, a cada dia que passa, me torno mais fã do meu trabalho! Isso me estimula a persistir, a ter forças para continuar trabalhando com o que amo!

É indescritível a sensação de ver um(a) aluno(a) aprendendo, se alegrando, interagindo com o que estou ensinando!

Também adoro aprender a cada dia, adoro perceber como a vida é um constante movimento, um constante dançar, um constante criar!

É isso que traz o pulso de vida, é isso que estimula o respirar!

Te convido a conhecer mais do meu trabalho e a interagir comigo também! Seja muito bem vindo ao meu mundo! Tenha liberdade para acessar os conteúdos disponibilizados aqui e no meu site!

Entre em contato comigo e exponha sua dúvida, seu feedback!

Lhe aguardo!

Para acessar meu site, clique na imagem:









35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page