top of page
Performances e Arte/Educativas
​
Performances Culturais: Fundamentos e Conceitos
*Reflexão crítica:
Relatório das leituras do aporte teórico solicitado:
Texto argumentativo:
Performances Antropológicas em diálogo com as artes intermidiáticas e seu ensino
Os objetivos desta disciplina são refletir sobre o conceito de cultura e as diferentes performances culturais na sociedade brasileira. Dialogar com os autores considerados representantes principais na discussão teórica em torno da noção de performance, drama e ritual no campo antropológico.
- Potencializar a disciplina discutida no Núcleo II;
- Discutir os conceitos de etnocentrismo e relativização;
- Possibilitar ao performer/educador a percepção crítica reflexiva de suas ações pedagógicas;
- Propor intervenções arte/educativa intermidiática – PERFORMANCE- na busca de evitar que algumas práticas se ritualizem;
- Instigar o educador a criar um conflito, pedagogicamente, para se estabelecer um drama social em sala, para seu aluno buscar e (re)significar;
- Orientar o discente na construção de uma videoaula.
Atividade 01:
Atividade 02:
*Vídeos utilizados na aula:
Apresentei esses vídeos para as minhas alunas com a intenção de mostrar que existe beleza em padrões diferentes de corpos. Independente de deficiências ou aparências tidas como "fora dos padrões" , existe beleza, existe arte e existe poesia nas singularidades, nas diversidades. 
Em um primeiro momento, houve uma roda com discussões sobre padrões de beleza, sobre o que elas consideravam como perfeito/belo e o que uma pessoa deveria ter/ser para poder dançar. No segundo momento, lhes mostrei os vídeos.
No terceiro momento, pedi que ficassem em frente ao espelho e se observassem, encontrassem qualidades nelas mesmas e fossem dizendo conforme dançavam. As palavras mais ditas foram: cabelos, olhos, sorriso, corpo.
No quarto momento, pedi que dançassem com suas colegas e as elogiassem conforme encontrassem qualidades nelas. Houve trocas de abraços e sorrisos.
No quinto momento, realizamos massagens em duplas e encerramos com uma massagem coletiva em roda.
"Corpo perfeito é quem cuida do próprio corpo e dá carinho pra ele!" (fala de uma das alunas durante nosso diálogo em roda).
As performances e-Arte/Educativas nas Instituições de Ensino
Concepção sobre performances culturais intermidiáticas CiberArte/Educativa (ou e-Arte/educativa) como possibilidade metodológica para o desenvolvimento da expressão pedagógica crítica da arte e seu ensino em promoção da expressão artística/pedagógica autônoma.
- Realizar leitura analítica do texto Paisagens pedagógicas Digitais: resistência, resiliência, (re)existência.
- Participar de Chats no moodle com professores formadores e tutores;
- Realizar depoimento auto cartográfico.
- Elaborar e construir com recursos intermidiáticos o símbolo gráfico de sua Bandeira - Elaborar e postar no seu site a versão final de seu plano de intervenção CiberArte/Educativa (ou e-Arte/educativa) preferencialmente para educação básica.
- Realizar autoavaliação analítica crítica sobre o processo.
Depoimento autocartográfico:
Leitura Analítica 01:
Leitura Analítica 02:
Produção audiovisual:
   (Síntese Reflexiva)
Plano de intervenção CiberArte/Educativa
(1º esboço):
Plano de intervenção CiberArte/Educativa
(2º esboço):
bottom of page